EDIÇÃO 2295 – 14-7-2024
A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi registrada em maio de 1967, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, e nos mostra a equipe “Nosso Banco”. O time foi formado pelo respeitado zagueiro Nei Perches, e durante um bom tempo, conquistou brilhantes vitórias nos gramados da cidade e região. Esta imagem foi clicada antes da partida amistosa contra o Derac de Itapetininga. Os tatuianos golearam os visitantes pela contagem de 5×1, com três tentos de Monteiro, um de Chiquinho e um de Ademir Biguá. Confira o elenco: em pé, da esquerda para a direita, vemos os atletas Guilherme, Carlinho Tavares, Gui, Nei Perches, Edno Galvão (Pinóquio), Carlinho e Ari Hoffmann. Nesta mesma ordem, agachados, estão Monteiro, Roberto Sunta, Tirson, Chico Fiuza (Chiquinho Suã), Taliba (Adib Millen), Heitor Soares e Ademir Biguá. Infelizmente, diversos craques que aí aparecem já nos deixaram. O tempo passa, lá se vão 57 anos de saudades…
INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 32, de 13 de março de 1977.
VEREADOR DENUNCIA PREÇOS DO LEITE
Dificilmente em Tatuí, ou qualquer outra cidade do Estado, o consumidor encontra leite pelo preço tabelado pela Sunab. As multinacionais do leite em pó – declara o presidente da Associação dos Distribuidores de Leite no Estado de São Paulo, Vinícius Paulino – estão retirando nas fontes quase toda a totalidade da produção, cabendo aos distribuidores apenas 15 ou 20 % de suas cotas normais. Em Tatuí, a Vigor não tem produção suficiente para atender a demanda e cobra o preço do litro acima da tabela, informa o vereador Euclides Ferreira Júnior. A tabela da Sunab estipula o preço por litro de leite, para o interior, em Cr$ 3,20, mas em Tatuí o produto está sendo vendido a Cr$ 4,00 o litro.
CHAPA RENOVAÇÃO TEM PLANOS PARA DIRETORIA DO CLUBE DE CAMPO
A Chapa Renovação, que disputará a diretoria do Clube de Campo no próximo dia 20, já tem delineados nove itens que pretende colocar em execução, caso seja a vencedora. Segundo o presidente da chapa, Paulo Fernandes Pires, o clube conta atualmente com mais de 800 sócios, podendo chegar aos mil. E uma das principais metas é adquirir terras. Para isso, foram mantidos contatos com Wanderley Bocchi, que poderá ceder uma área de sua propriedade pelo prazo de 50 anos. A Chapa Renovação é composta dos seguintes elementos: Presidente – Paulo Fernandes Pires; Vice – Mauro Bueno de Campos; Secretário – José Maria Martins Valério; Tesoureiro – José Sabino Silva; Diretor de Esportes – Francelino Soares; Diretor Social – Antonio Pires Telles.
NOVO CONSULTÓRIO DENTÁRIO
Brevemente estará funcionando em Tatuí moderno consultório dentário, montado pelos dentistas José Erasmo Peixoto e José Emílio de Sá. O consultório será inaugurado na Praça Martinho Guedes, e terá modernos equipamentos, visando o bom atendimento da população tatuiana.
MARLOS NOBRE NA AULA INAUGURAL DO CONSERVATÓRIO
O compositor e maestro brasileiro Marlos Nobre, diretor do Instituto Nacional de Música da Funarte, esteve ontem, sábado, em Tatuí, proferindo a aula inaugural do ano letivo de 1977 do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, com obras encomendadas pelo Instituto Goethe de Munique, na Alemanha, Marlos Nobre é um dos mais destacados compositores brasileiros. Está matriculado este ano no Conservatório um aluno norte-americano – Armando Olvera – proveniente de Woodland, Califórnia. Armando fará, durante o ano em que ficará no Brasil, parte da banda e da orquestra do Conservatório, tocando clarineta.
DELEGACIA DE ENSINO PRETENDE MUDAR-SE
A Delegacia de Ensino de Tatuí está solicitando às autoridades estaduais verba para alugar novo imóvel, onde possa instalar-se com melhor comodidade que a existente em suas atuais instalações. O prédio atual, onde se encontra instalada, é bastante antigo e não oferece condições para mudanças necessárias à administração: divisões de seções, arquivos, etc. As atividades administrativas da Delegacia de Ensino de Tatuí abrangem as cidades de Boituva, Cerquilho, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Pereiras, Porangaba e Tatuí, sua sede.
IRMÃS DA PROVIDÊNCIA COMEMORAM 50 ANOS DE BRASIL
No dia 19 de janeiro de 1927, 14 Irmãs da Providência, vindas da Itália, desembarcaram em Santos e se dirigiram à Sorocaba. Dois anos após, dirigiram-se para Tietê, e no dia 20 de março, cinco delas dirigiram-se à Tatuí. Desde aquela data, integraram a história da Santa Casa de Tatuí e de outros hospitais da região. Dedicadas à vida religiosa, procurando trabalhar visando o conforto espiritual, a educação e a orientação para a vida sadia das pessoas menos favorecidas, as Irmãs da Providência, hoje, são quadro efetivo da Santa Casa e do Lar São Vicente de Paulo de Tatuí. Atualmente, no Lar São Vicente de Paulo, supervisionado pela irmã Deogracias, dedicam-se aos idosos ali residentes as irmãs Verônica, Ana Rita, Beatriz e Crescência. Na Santa Casa de Misericórdia as irmãs Esperança (superiora), Maristela, Brígida, Gabriela, Judite, Aureliana, Isabel, Querubina e Renata desempenham funções ligadas à enfermagem.
ESTUDANTES: FALTAM PASSES ESCOLARES
A falta de passes escolares para as crianças que estudam em escolas distantes de suas residências, em Tatuí, tem acarretado alguns problemas para muitos moradores. Uma mãe de três filhos que estudam em escolas distantes de sua residência apresentou atestado de residência na Prefeitura Municipal, com o intuito de conseguir passes escolares para seus filhos. A decisão da Prefeitura foi sendo adiada desde o dia 1º de fevereiro último, início das aulas. Sua filha estuda na escola do Sesi, distante quatro quilômetros de sua residência. Com a falta de passes escolares, a estudante é obrigada a ir a pé para a escola, pois sua mãe só pode lhe dar o dinheiro da condução para a volta. Nas imediações da Rodovia SP-127, várias crianças encontram-se na mesma situação.
JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 30, de 30 de julho de 1899
HÓSPEDES – Na casa de sua irmã, D. Maria Nobre Setúbal, acha-se hospedado com sua exmª família o cidadão Francisco de Almeida Nobre, digno comerciante na praça de São Paulo. E hospedado na casa de seu cunhado, Dr. Adalberto Garcia, está o sr. Paulo Egydio Júnior, residente na Capital.
JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959
O QUE É, O QUE É? – Não tem teto; corre dinheiro dentro, mas não tem câmbio; deportado (sem portas); tem 117 cavalos (todos sem freios); chove mais dentro que fora; chacoalha mais que “marumbeira”; canta samba de gafieiras, mas usa breque. Resposta: Ônibus da Quadra – Zé Chofrê.





