NOTAS E NOTÍCIAS

EDIÇÃO 2293 – 24-8-2024

TATUÍ SEGUE NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

            Tatuí renovou as certificações para integrar a edição 2024/2025 do “Mapa do Turismo Brasileiro”, que ajuda a nortear aportes de recursos orçamentários nas áreas de atuação do Ministério do Turismo (MTur), além de dividir os municípios por categorias e identificar o desempenho econômico de cada um neste setor. Na classificação categórica de “A” a “E”, Tatuí se manteve na categoria “C”, baseado na quantidade de estabelecimentos de hospedagem e de empregos registrados no Cadastro Unificado dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), estimativa de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem. O “Mapa do Turismo Brasileiro” faz parte do “Programa de Regionalização Turística” do MTur, que reconhece como “atuante” o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí.

PROGRAMA DE TV DESTACA MÚSICA DE TATUÍ

            Tatuí, conhecida nacionalmente como a “Capital da Música”, foi um dos destaques do Programa “Arquivo A”, da TV Aparecida. A reportagem, que falou sobre as “Cidades Musicais Brasileiras”, por sua ligação histórica com a música, mostrou também Conservatória (distrito de Valença, no Rio de Janeiro) e São João Del Rei (Minas Gerais). O jornalista Eduardo Gois mostrou personagens e locais ligados à música nessas três localidades, e em Tatuí, o destaque ficou por conta do Conservatório “Dr. Carlos de Campos”. O jornalista e historiador tatuiano Christian Pereira de Camargo falou sobre o crescimento turístico, cultural e musical da cidade. Para assistir a reportagem completa, basta acessar o canal da TV Aparecida no YouTube no link: https://bit.ly/3WZQZtx.

PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE” VISITA ESCOLA

            Na quinta-feira (22), o Projeto “Biblioteca Itinerante – Intervalo Literário”, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, visitou a Escola “Barão de Suruí”. Na oportunidade, o jovem escritor e poeta tatuiano Kennedi Lazzari encontrou-se com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de Língua Portuguesa. Ele apresentou seu projeto “Poetizando Vidas”, que tem como objetivo incentivar a leitura, a produção literária e a formação de novos leitores, além de valorizar os escritores tatuianos e reconhecer seus talentos e contribuições para a cultura local. Com apenas 23 anos de idade, Kennedi Lazzari já publicou seu primeiro livro, “Sinta-se Poetasia”, pela Editora Viseu. O jovem também é autor do e-book independente “Ser e não ser eu”, lançado em 2023, e contribuiu para diversas antologias poéticas.

ATELIÊ PROMOVE OFICINA DE POESIA E ESCRITA

            O Projeto “Encontros com Cristina Siqueira”, idealizado pela poetisa e escritora Cristina Siqueira, promove uma oficina de poesia e escrita criativa para professores da Rede Pública de Ensino, desenvolvida em três encontros mensais, com o tema: “Abrir os canais de sensibilidade e traduzi-los em palavras”. Esses encontros acontecem no ateliê da poetisa. O encerramento do projeto será no mês de novembro, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, com os professores que participaram das oficinas e alunos indicados por eles. Na ocasião, será ministrada a palestra “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social”. Mais informações pelo WhatsApp: (15) 99243-9759.

ESCRITORAS LANÇAM LIVROS NO MUSEU

            Dia 15 de agosto, duas escritoras de Tatuí lançaram livros no Museu “Paulo Setúbal”, dentro da programação do 198º aniversário da cidade. A escritora Sarah Maria Vitorino apresentou a obra “Pétalas do meu coração” e a escritora Virginia Azevedo lançou o livro “A luz em seus olhos”. A cerimônia contou ainda com “roda de conversa” sobre as duas obras e sessão de autógrafos. No livro “Pétalas do meu coração”, Sarah Maria Vitorino apresenta a leveza traduzida em forma de versos, instigando o leitor a degustar, entre uma poesia e outra, reflexões sobre várias experiências da vida. O livro “A luz em seus olhos”, de Virgínia Azevedo, apresenta a história de Armand, vampiro charmoso e encantador que está à procura de Carolina, sua esposa desaparecida.

Deixe um comentário