ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

EDIÇÃO 2293 – 24-8-2024

         A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada em 1989 e nos mostra a equipe do Esporte Clube São Martinho, campeã de futebol mirim daquela temporada, sob o comando do técnico Zé Maria Saúva. O registro foi feito no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, em Tatuí, antes do jogo decisivo contra o XI de Agosto, vencido pela garotada do “Leão do Sul” por 3×1. Confira o elenco leonino: em pé, da esquerda para a direita, vemos Alcides, Alê, César, Júnior, Clayton, Serginho, Kadu, Zeca (auxiliar técnico), Walter Avallone (massagista) e o técnico Zé Maria. Agachados, nesta mesma ordem, estão Chirra, Betico, Mônica, Alex, Xuxa, Rildo, Buiú, Kleber, Luís Fernando e Márcio. Nos dias atuais, garotos desta foto já disputam campeonatos de futebol veterano. O tempo passa, lá se vão 35 anos de saudades…

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 30, de 13 de fevereiro de 1977.

PRODUTOS QUÍMICOS MATAM PEIXES NO RIO PEDERNEIRAS

         Nos primeiros dias deste mês, grande quantidade de peixes apareceu morta nas águas do Rio Pederneiras. Segundo informações de sitiantes da área ribeirinha – principalmente no Distrito da Quadra – o fato já se tornou comum nos meses de verão, quando cascudos, bagres e outras espécies aparecem boiando em consideráveis quantidades. Muitos peixes começam a nadar em círculos, como se estivessem atordoados, e morrem em seguida. A causa apontada por muitos dos sitiantes é quase sempre a mesma: são lançados nas águas do Pederneiras – um dos afluentes do Rio Tatuí, que abastece os reservatórios de água – produtos químicos utilizados na lavoura de algodão. Esses produtos chegam ao rio de duas maneiras: ou pela lavagem, no rio, dos utensílios utilizados para acondicionar e espalhar tais produtos, ou pela própria ação das chuvas que, com a enxurrada, descarregam no rio os produtos. No último dia 8, terça-feira, Herói Tung, técnico sanitarista da Sabesp, esteve em Tatuí coletando quantidades de água do Rio Pederneiras e do Rio Tatuí e também amostras de venenos utilizados no plantio de algodão. Herói Tung coletou ainda amostras de água na ETA – Estação de Tratamento de Águas, e encaminhou todo o material coletado para ser analisado em São Paulo.

PREFEITURA RECEBERÁ OITO MILHÕES DA SABESP

         A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp – é a responsável pelos serviços públicos de água e esgoto da cidade de Tatuí. Estes serviços eram prestados pela SAEE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, pertencente à Prefeitura Municipal. Com as novas atribuições em Tatuí, a Sabesp deverá indenizar a Prefeitura em cerca de oito milhões de cruzeiros. Esta quantia deverá ser destinada à Prefeitura Municipal em forma de ações da Sabesp, que poderão ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TATUÍ LANÇA ÓRGÃO INFORMATIVO

         O Movimento Familiar Cristão de Tatuí (MFC), fundado há 20 anos, lançou em janeiro último “O Mefecista”, órgão informativo da entidade. De distribuição interna, o novo informativo está sob a responsabilidade de Hélio e Alzira Loretti. Dentre a série de informações contidas, ressaltamos o calendário do mês de fevereiro, com as seguintes atividades: Dia 13 – Encontro de Noivos no Barão de Suruí, com a Equipe I, coordenada por João Paias e Maria Regina Orsi Paias; Dia 26 – Confraternização do MFC, em comemoração ao 12º aniversário; Dia 27 – Equipe da Paz na residência do casal Vicente e Nair Trindade Garcia.

INAUGURADO CLUBE AERODESPORTIVO DE TATUÍ

         O Clube Aerodesportivo de Tatuí foi inaugurado no último dia 6, onde funcionou há alguns anos o campo de aviação. O novo clube, sob a direção de Dejan Golik, visa formação de pilotos de planadores. Planador é um pequeno avião não dotado de motor. Lançado de uma determinada altura, por um avião reboque, consegue, pelo impacto recebido, perfazer distâncias relativamente grandes, sem a necessidade de força motriz. Aproveitando as correntes de ar descendentes, seu voo assemelha-se ao das aves. O Clube Aerodesportivo conta atualmente com dois planadores para fins de instrução e deverão chegar mais duas unidades para voos de pilotagem avançada, para os que já estão no final do curso de pilotagem ou que já possuem seus brevês (carteira de habilitação para pilotar). A idade mínima para se iniciar o curso de pilotagem é de 16 anos, para ambos os sexos. O curso ministrado pelo Clube Aerodesportivo de Tatuí funcionará somente nos fins de semana e normalmente os aprendizes conseguem seu brevê com um número mínimo de 35 decolagens.

SINCEROS PÊSAMES À FAMÍLIA VIEIRA DE CAMARGO

         Pela perda irreparável da srª professora Francisca Vieira de Camargo Farah, mais conhecida como Dona Chica. A saudosa extinta era viúva do ilustre professor Nacif Farah, que lecionava “Canto Orfeônico” no Instituto de Educação Barão de Suruí, falecido no dia 15 de outubro de 1955 (no Dia do Professor). Por sua vez, Dona Chica dedicou-se ao Magistério, lecionando no Grupo Escolar João Florêncio, aposentando-se após completar tempo integral de serviço, ou seja, 35 anos.  Deixa dois filhos: professora Alzira, casada com o professor Hélio Loretti, e o professor Mário Edison (conhecidíssimo pianista, cuja musicalidade foi legada de seus pais), e ainda quatro netos. A extinta era irmã dos srs. Manoel Vieira de Camargo (Neco do Cartório) e professor Acácio Vieira de Camargo.

DIRETORIA DA FUNDAÇÃO “MANOEL GUEDES” PEDE DISPENSA DE SUAS FUNÇÕES AO PREFEITO

         Como é de praxe em todas as mudanças administrativas, os membros do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional “Manoel Guedes”, mantenedora da Escola de Enfermagem “Dr. Gualter Nunes” e do “Cultural English Center”, e responsável pela administração da Rádio Difusora de Tatuí, apresentaram carta ao prefeito Olívio Junqueira, solicitando dispensa de suas funções. Os membros do Conselho Deliberativo foram designados pelo ex-prefeito Paulo Ribeiro a 12 de agosto de 1976, através do Decreto Municipal nº 1.434. Assinam a carta: Augusto Flaviano de Arruda Costa (presidente da Fundação), Fábio Amaral Campos, Joaquim da Silva Campos, Júlio Inácio Vila Nova, Silvério Martins de Souza, Arnaldo Macedo Júnior, Aroldo Rosa da Silva, Athala Salomão Shcaira, Gilberto Sampaio Mercadante e João Antonio Sgorlon.

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 28, de 16 de julho de 1899

         BENEFICÊNCIA TATUIENSE – Realizou-se no dia 8 do corrente a eleição desta importante associação, com o seguinte resultado: Presidente – tenente-coronel Affonso de Camargo Penteado (reeleito); Tesoureiro – José Pereira de Almeida (reeleito); Secretários – José de Campos Júnior e Carlos Frederico dos Santos (reeleitos).

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

         AVISO – Avisamos aos dirigentes da Rádio Difusora de Bagunçópolis que anda pela praça um valioso elemento para tomar parte nos conjuntos caipiras que vão ao ar, principalmente aos domingos. Seu nome é Lazinho, vulgo Conde Matarazo, que toca lindas melodias em folhas de árvores da praça. Não percam essa preciosidade!

Deixe um comentário