ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

EDIÇÃO 2292 – 17-8-2024

            A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada em maio de 1973, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto. A imagem nos mostra uma equipe de associados agostinos, momentos antes de um jogo válido pelo campeonato interno de futebol. Não temos o nome do time, mas a escalação é a seguinte: em pé, da esquerda para a direita, vemos Gui, Mário Luiz Bueno, Carlinhos Ribeiro, Heitor, Alfeu e Ary Hoffman. Agachados, nesta mesma ordem, aparecem Edgar Disco, Beto, Chico Fiuza, Joaquim Paçoca e Hélio Loretti. É uma lembrança futebolística com 51 anos de saudades, o tempo passa…

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 29, de 30 de janeiro de 1977.

“CORDÃO DOS BICHOS” PODERÁ IR À FRANÇA

         O tradicional “Cordão dos Bichos” de Tatuí, criado em 1928, há muito se tornou atração regional e estadual. Apresenta-se em Tatuí apenas duas vezes por ano: no dia 11 de agosto, aniversário da cidade, e apenas num dos quatro dias de carnaval, normalmente no sábado. A razão de tão poucas apresentações na cidade está ligada à completa falta de verbas oficiais da Prefeitura, para poder apresentar-se mais vezes. Entretanto, seus integrantes têm recebido vários convites para apresentar-se em outras cidades, recebendo verba de Cr$ 15 mil por apresentação, quantia proveniente da Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O final do ano passado foi promissor para o “Cordão dos Bichos”. Apresentou-se no Parque da Água Branca, em São Paulo, a convite da primeira dama Lila Byinton Martins, esposa do governador Paulo Egídio Martins. Também se apresentou no Centro Campestre do SESC e em Santo André. Em dezembro do ano passado, o “Cordão dos Bichos” esteve no camping da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o presidente internacional do Camping Clube do Brasil – bastante entusiasmado com a apresentação – aventou a possibilidade de levar seus integrantes à França.

ENCONTRO DA GRATIDÃO

         Os prefeitos das cidades do Estado de São Paulo que terminam mandato a 1º de fevereiro próximo reuniram-se em São Paulo, no Palácio do Governo, na tarde do último dia 25, para se despedirem do governador Paulo Egídio Martins e expressar-lhe seus agradecimentos. O prefeito Paulo Ribeiro também esteve presente à reunião, denominada “encontro da gratidão”.

EM FASE DE CONCLUSÃO ALGUMAS OBRAS DO CONSERVATÓRIO

         Os pisos da plateia e do palco do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí deverão estar concluídos em aproximadamente um mês. O piso do palco está sendo revestido com material acústico, para evitar ruídos durante apresentações. Com capacidade para 600 pessoas, o teatro ainda tem por concluir os revestimentos especiais da plateia, o forro, mecanismos do palco e pintura externa. Faltam também as poltronas. Com a liberação de verba oficial de Cr$ 5 milhões, o professor José Coelho de Almeida calcula que até o final de 1977 o teatro do Conservatório estará totalmente concluído.

NOVAS ESCOLAS PARA TATUÍ

         Jairo Soares de Souza, substituindo o professor José Geraldo Toledo na Delegacia de Ensino de Tatuí, já preparou todos os expedientes aos diretores de escolas oficiais instaladas no município. Tatuí tem crescido ultimamente, e agora, com as perspectivas de grandes industrias se instalarem no município, existe a possibilidade de, a longo prazo, serem instalados novos estabelecimentos oficiais de ensino no município. A Escola Estadual de 1º Grau “Professor Ari de Almeida Sinisgalli” deverá estar concluída até fins de fevereiro próximo. A Escola contará com 22 salas de aula, com capacidade para 770 alunos. Também para 1977 está prevista a construção da Escola Estadual de 1º Grau no Jardim Tóquio, com oito salas de aula. Para 1978, está prevista a construção da Escola de 1º Grau Dr. Laurindo, também com oito salas de aula.

COLÉGIO PAULO SETÚBAL SE PREOCUPA COM A INDUSTRIALIZAÇÃO EM TATUÍ

         Tatuí tem registrado grande surto de desenvolvimento e grandes indústrias se instalam no município. Naturalmente irão absorver mão de obra especializada para os cargos de maior relevância. Assim, os estudantes locais deveriam ter as vistas voltadas para a possibilidade de se profissionalizarem e serem absorvidos em sua própria cidade. O Colégio Paulo Setúbal, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí, prevendo a necessidade da absorção de mão de obra especializada para essas indústrias, inicia, neste ano, cursos profissionalizantes em nível de 2º Grau: Técnico em Contabilidade, Técnico de Assistente em Administração, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações e Técnico de Secretariado. A corrida para bons empregos terá início brevemente, e certamente, as melhores oportunidades caberão àqueles que apresentarem cursos profissionalizantes específicos.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VOLTA A FUNCIONAR EM TATUÍ

         A Associação Cultural Pró-Música de Tatuí, fundada a 3 de abril de 1951, com a finalidade de promover a cultura na cidade, principalmente a cultura musical, voltará a funcionar neste ano, depois de dois anos de inatividade. A Associação foi declarada de utilidade pública municipal pela Lei nº 959, de 1º de junho de 1971. O novo presidente é o vereador Acassil.

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 27, de 9 de julho de 1899

         VISITA À CADEIA PÚBLICA – O dr. Promotor Público, Adalberto Garcia, em companhia do subdelegado de polícia em exercício, sr. João Amâncio Ribeiro, e do escrivão de polícia, visitou a cadeia pública desta cidade, ouvindo por essa ocasião todos os presos, que nenhuma reclamação fizeram. Os compartimentos da cadeia foram encontrados com o conveniente asseio, o que denota cuidado e zelo por parte das autoridades policiais.

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

         PEQUENAS COISAS QUE NOS “FAIS” UM GRANDE BEM – Os sócios pagarem suas mensalidades; a polícia combater o menor viciado; os padres não se meterem em política; o prefeito fazer ligações de esgoto.

Deixe um comentário