EDIÇÃO 2285 – 29-6-2024
Fui um dos líderes do PRP, com cargo de destaque na vida pública paulista. Meu fim foi trágico e deixou a sociedade apreensiva. Afinal, quem sou eu?
RESPOSTA DA EDIÇÃO 2284 – 22-6-2024
Prefeito Alberto dos Santos – Nasceu em Tatuí no dia 8 de maio de 1892, e faleceu no dia 9 de fevereiro de 1958. Foi advogado no Foro local, fundador e diretor em diversas épocas de entidades filantrópicas, culturais, recreativas e esportivas, vereador e presidente da Edilidade e prefeito municipal. Em todos esses postos, assinalou sua passagem com o vínculo indelével da bondade e probidade, que era a constante de seu caráter bem formado e de seu imenso coração.
Viúvo de Maria da Rocha Camargo, foi casado em segundas núpcias com Maria Pires Leme, deixando de seu primeiro matrimônio dois filhos, a professora Maria Isabel dos Santos Vieira de Camargo e o dr. Carlos Santos. Advogado dos mais brilhantes, foi também, na vida pública, um dos nomes que mais se destacaram na administração do município. Se grande foi o advogado, se profícuo foi o administrador, imensamente maior foi o homem, que ratificou soberbamente a sina de Tatuí, a de permanentemente reviver, primeiro com o professor Chico Pereira, e depois com Alberto dos Santos, o encantador Francisco de Assis. Alberto dos Santos era menos conhecido em Tatuí pelo próprio nome, do que pela alcunha de “Pai dos Pobres”. E ele realmente o foi.
A Sabesp assumiu o serviço de saneamento básico no município em 1976, na gestão do prefeito Paulo Ribeiro. Antes esse serviço era municipal e prestado pelo Serviço de Água e Esgoto (SAE). A região central para instalação de esgoto para essa empresa não foi problema. O legado político do prefeito Alberto do Santos (1949 – 1951), com visão sanitarista, dotou todo o centro da cidade com coleta de esgoto. Pessoas admiradoras de seu trabalho como chefe do Poder Executivo sempre disseram que “a mais importante realização para os tatuianos, pelas mãos desse prefeito, ficou escondida debaixo da terra”.
Alberto dos Santos, vigésimo quarto prefeito do município, governou Tatuí pelo Partido Social Progressista (PSP), fundado em São Paulo pelo governador Adhemar de Barros. (Informações do site da Câmara Municipal de Tatuí e Jornal Integração).



