EDIÇÃO 2273 – 30-3-2024

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 9, de 15 de abril de 1976.

TATUIANOS TERÃO 1.100 CASAS POPULARES

            A Secretaria do Interior e o BNH estão fazendo um levantamento no município de Tatuí para aquisição de uma área, para a construção de 1.100 casas populares. A Prefeitura formou uma comissão constituída de um representante do Banco do Brasil, um do Banco do Estado de São Paulo, um da Caixa Econômica Estadual e um da Associação Comercial do Estado de São Paulo, para fazerem a avaliação do terreno onde serão construídas as casas. A comissão de encarregará de avaliar o terreno, a fim de evitar possível supervalorização do imóvel. Representa a Prefeitura, nesta comissão, Benedito Amaral Sobrinho. O Banco do Brasil está representado por Mário Mori Filho, a Associação Comercial por Vincenzo Visciglia, o BANESPA por Saladino Simões de Almeida e a Caixa Econômica Estadual por Eunice Martins Sobral.

OS 45 ANOS DO “BARÃO DE SURUÍ”

            No próximo dia 26 de abril, a Escola de Educação de 1º e 2º graus “Barão de Suruí” completará 45 anos de existência. Às 19:30 horas do dia 26, será realizada missa na Igreja Matriz, com a presença de alunos e professores. Atualmente estão matriculados no estabelecimento de ensino 2.200 alunos, sendo 1.959 nos cursos de 1º e 2º graus e os restantes no curso pré-primário. Quarto ginásio do Estado de São Paulo, a Escola de Educação de 1º e 2º graus recebeu o nome de “Barão de Suruí” em homenagem ao marechal Manoel Fonseca de Lima e Silva.

INPS EM TATUÍ TERÁ PRÉDIO NOVO

            As instalações do INPS em Tatuí serão transferidas dentro de aproximadamente 30 dias para a Rua Prudente de Moraes, na esquina com a Praça Adelaide Guedes. As novas instalações – alocadas – funcionarão em uma área de 450 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. O novo posto contará com seis consultórios médicos, três salas de espera e sanitários para homens e mulheres, além de área destinada aos funcionários que cuidarão do atendimento do grande número de pessoas que procuram o estabelecimento para consultas médicas. A região conta, atualmente, com dois hospitais que trabalham em convênio com o instituto: a Santa Casa de Tatuí e o Hospital São Luís, de Boituva. Dentro de 15 a 20 dias, a Santa Casa de Porangaba começará a atender os beneficiários do instituto, segundo informou Clóvis Cresciulo, agente do posto de Tatuí.

Continua após a publicidade

CONCURSO DE LOGOTIPOS

            O concurso de logotipos instituído pela Prefeitura Municipal de Tatuí já tem seu primeiro colocado: José Galvão Sobrinho. O logotipo representará a cidade nos festejos do Sesquicentenário. Os motivos que formam o logotipo vencedor representam aspectos peculiares da cidade. Composto de quatro cores – amarelo, vermelho forte, vermelho claro e azul – cada símbolo representado por uma cor tem uma característica própria. A lua em quarto crescente – identificada pela cor amarela – representa Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí. O monumento composto em vermelho escuro representa os homens que trabalharam por Tatuí. A parte desse mesmo monumento – em vermelho mais claro – representa os homens que estão trabalhando pela cidade e o círculo azul representa o firmamento. O vencedor recebeu o prêmio de Cr$ 2.000,00.

VILAS DE TATUÍ SERÃO ASFALTADAS

            A Prefeitura de Tatuí deverá pavimentar 70 mil metros quadrados de ruas na Vila Santa Helena, Vila Esperança e Vila Menezes. Entretanto, estes serviços só poderão ser realizados depois de feita uma pesquisa junto aos moradores daquelas localidades. A verba de que dispõe cobre 50% dos gastos e os 50% restantes deverão ser pagos pelos moradores das ruas beneficiadas. Dependendo do resultado da pesquisa, o asfalto não chegará. O valor total das obras está orçado em 7 milhões de cruzeiros. Metade deste total, Cr$ 3.500.000,00, serão pagos pela Prefeitura à firma Júlio & Júlio, de Sorocaba (vencedora da concorrência), e os 3,5 milhões restantes deverão ser pagos pelos moradores beneficiados. O pagamento, para os moradores, poderá ser feito à vista ou à prazo. Um mapeamento das vilas foi feito e somente serão pavimentadas as ruas que já contarem com serviço de água, esgotos, guias e sarjetas.

OLIMPÍADA DO TRABALHADOR

            No próximo dia 2 de maio, será realizada em Tatuí a 1ª eliminatória da Olimpíada do Trabalhador. Seis times de futebol de salão e dez de futebol de campo estarão em disputa para representar Tatuí nas duas modalidades em Sorocaba, no dia 16 de maio. Promoção da Secretaria e Relações do Trabalho, com a colaboração dos professores Pedro Manis e Bicolor, o acontecimento merece todo o incentivo dos esportistas de Tatuí, pois contribuirá para uma melhor integração através do esporte.

Continua após a publicidade

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 8, de 26 de fevereiro de 1899

            DENTISTA DIPLOMADO – Recebeu o seu diploma do curso de Odontologia, na Capital Federal, o nosso conterrâneo Estanislau de Camargo Seabra, neto do nosso amigo, coronel Lúcio José Seabra. Nossos parabéns.

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

            BILHETE A VOCÊ – Seria uma ótima ideia se a San Juan instalasse no centro da cidade um posto para pagamento da taxa de luz. O coitado que mora no Alto da Santa Cruz, na Estação e no Bairro 400 tem que fazer uma maratona para chegar até o ponto desejado, e ao chegar lá, uma filazinha de 17 mil quilômetros (viva o 17). Para Tatuí, só tem trazido regresso e sacrifício essa Companhia. Parabéns San Juan, continue assim que irá para o céu de luzes apagadas e água quente.

Continua após a publicidade

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

            A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada no ano de 1994. Ela mostra a equipe do “Cheiro Verde”, composta pelos associados do Santa Cruz Futebol Clube, antes de um amistoso no campo da antiga Estação Experimental de Tatuí. Todas as pessoas que aparecem na foto foram identificadas, inclusive os garotos, considerados “mascotes” do time. Confira o elenco: em pé, da esquerda para a direita, aparecem Joel Queijo, João Cabelo, Bombril, Pancho, Caetano, Curau, Germano, Dirso e Ari Fiuza. Agachados, nesta mesma ordem, vemos Lucas (filho do Norbal), Norbal, Marcelinho (filho do Mauri, que registrou a fotografia), Lambari, Marcinho (também filho do Mauri), Terto, Nata, Rafael (filho do Curau) e Machado. O tempo passa, lá se vão trinta anos de saudades… (Rolisb)

Deixe um comentário