ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

EDIÇÃO 2271 – 9-3-2024

            A fotografia acima, retirada dos arquivos de Hélio e Alzira Loretti, foi clicada em 1958, na quadra de esportes do então Instituto de Educação “Barão de Suruí”, em Tatuí, e nos mostra a equipe de basquete masculino daquela unidade de ensino. O registro foi feito momentos antes de um jogo amistoso contra o Colégio Roosevelt, de São Paulo. A escalação é esta: em pé, da esquerda para a direita, aparecem Germano, Hélio Loretti, Zuca e Toninho Adum. Agachados, na mesma ordem, vemos Joaquim “Xanxã”, Clóvis Justino e Gustavo Cóscia. Com esta bela recordação, acabamos de viajar 66 anos pelo túnel do tempo! Quanta saudade… (Rolisb)

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 7, de 21 de março de 1976.

MINDLIN AUTORIZOU E BONIFÁCIO REVOGA

            O atual secretário (interino) da Secretaria de Ciência, Cultura e Tecnologia do Estado, José Bonifácio Coutinho Nogueira, decretou no último dia 9 a saída da biblioteca que havia sido doada à Tatuí. Os milhares de volumes que compõem o acervo passaram vários meses encaixotados, percorrendo caminhos burocráticos. Entretanto, decisão do ex-secretário daquela pasta, José E. Mindlin, autorizou, como seu último ato antes de demitir-se do cargo, que a biblioteca deveria ficar definitivamente em Tatuí. A revogação do ato de Mindlin causou celeuma e levantou protestos de políticos e autoridades, tanto da Arena quanto do MDB tatuianos. Guido Rubens Orsi, presidente da Câmara Municipal de Tatuí, referindo-se ao “caso biblioteca”, diz que “foi uma atitude que veio causar prejuízos à população, sabendo-se que será recolhida a uma repartição governamental já extinta” – a antiga Secretaria Executiva do CEC, atual Departamento de Artes e Ciências Humanas.

ROTARY CLUB PROMOVE FESTA DO MILHO VERDE

            No próximo dia 28 de março, o Rotary Club de Tatuí promoverá mais uma Festa do Milho Verde. Para a comemoração, foram convidadas autoridades e o povo de todas as cidades vizinhas. Neste dia, como já é costume, tudo será feito à base de milho verde, desde o aperitivo até a sobremesa. No ano passado não houve a festa, por falta de local aberto adequado, que pudesse abrigar o grande número de convidados e participantes que costumam apreciar os festejos. Este ano o coordenador geral da festividade é o sr. Camilo Vanni, tendo ficado toda a promoção à cargo do sr. João Paias, presidente do Rotary Club de Tatuí. Os festejos terão início às 10 horas e término previsto para às 15 horas. O local ainda será decidido, dado o grande interesse que a festa tem demonstrado em anos anteriores. Talvez haja necessidade de uma área mais ampla que o salão do Rotary, com lotação máxima estimada em 400 lugares.

UM PADRE, UMA FREIRA, UMA INSTITUIÇÃO: A ALEGRIA DESTES VELHOS

            O Lar São Vicente de Paulo, localizado à Rua Francisco de Almeida, em Tatuí, abriga pessoas idosas que, por vários motivos, decidiram passar ali a velhice. São 276 pessoas, entre homens e mulheres, vivendo as mesmas emoções, o dia a dia no conforto que a instituição pode-lhes oferecer. Entre os que ali vivem, alguns se destacam pela fama e pelo procedimento que tiveram durante os anos de maior atividade. Um exemplo é o padre Silvestre Murari, bastante conhecido em Tatuí pelos serviços e pelas obras de caridade que coordenou. Ativo, culto, bem falante (embora com a tonalidade de voz bastante baixa), monsenhor Murari é cidadão honorário de Tatuí, São Roque e Cerquilho. Pároco de Tatuí durante 17 anos, monsenhor Murari optou, por vontade própria, passar sua velhice no Lar São Vicente. Qualquer pessoa que chegue ao Lar é muito bem recebida e logo levada a todas as dependências da instituição por Irmã Rosely Marcassa, a coordenadora. A Ordem das Irmãs da Providência, da qual Irmã Marcassa faz parte, tem sua sede brasileira em Sorocaba. O Lar é mantido por donativos. Poucos de seus internados pagam uma pequena porcentagem, referente à aposentadoria que recebem. O Lar precisa de reforma e Irmã Marcassa já vendeu parte do terreno para conseguir subsídios e começar as obras. A Prefeitura de Tatuí contribui com 10 mil cruzeiros anuais e o o governo federal com 8 mil. O Dr. Gilberto Sampaio Mercadante visita regularmente o Lar e, em caso de doença grave, encaminha o paciente a hospitais da região.

CAMINHAR JUNTOS

            Termina na Festa de Páscoa – quando a Igreja celebra a Ressurreição do Senhor – a Campanha da Fraternidade 76. Adotando o slogan “Caminhar Juntos”, a campanha objetiva a fraternidade entre os homens, a busca da personalização na comunidade. Baseia-se no que proclamou o Concílio Vaticano II, na Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, que diz: “A vida social não é algo acrescentado ao homem, mas o homem é que se desenvolve mediante a comunicação com os outros pelas obrigações mútuas e pelo diálogo fraterno”.

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 6, de 12 de fevereiro de 1899

            CASAMENTO – Recebemos a participação do casamento do nosso conterrâneo, sr. José da Silva Telles, com a exmª srª d. Maria Carolina Telles, que se efetuou em Porto Feliz, no dia 28 do mês passado. Gratos pela fineza, desejamos ao novo par todas as venturas.

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

            ESPORTES – O Esporte Clube São Martinho vai presentear o “Dezessete” com várias escritas, várias propagandas que serão colocadas no alambrado. Queremos deixar aqui o nosso agradecimento aos dirigentes do “alvi-celeste” e principalmente ao Anísio Rocha, que demonstra ser um homem dinâmico, empreendedor e, maior que todas as qualidades, “fã do Dezessete”.

Deixe um comentário