EDIÇÃO 2270 – 2-3-2024

Sou desta região do estado de São Paulo e formei-me pela Faculdade de Direito de São Paulo. Exerci relevantes cargos públicos. E também fui vítima de um golpe de estado. Afinal, quem sou eu?

RESPOSTA DA EDIÇÃO 2269 – 24-2-2024

            Senador Nelson Carneiro – Nascido em Salvador, filho de Antônio Joaquim de Souza Carneiro (primeiro especialista a reconhecer a existência de petróleo em Lobato) e de Laura Coelho de Souza Carneiro. Era irmão de Edison Carneiro, escritor e folclorista. Iniciou sua vida pública como repórter em O Jornal (ligado a oposição democrática na Bahia) em 1929. Advogado formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1932, foi preso ao apoiar a Revolução Constitucionalista contra o governo de Getúlio Vargas, cumprindo pena no Rio de Janeiro, então capital do País.

            Seu legado foi “O Estatuto da Mulher Casada” (Lei 4.121/ 27 de agosto de 1962), primeiro avanço para as mulheres na história do Brasil, que passaram a ter direitos e deveres similares e/ou igualitários a seus maridos.

            Em meio à crise desencadeada pela renúncia do presidente Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961, foi o autor da emenda que instituiu o parlamentarismo no Brasil de modo a assegurar a posse do vice-presidente João Goulart na presidência desde que o governo estivesse nas mãos de um primeiro-ministro, neste caso o mineiro Tancredo Neves. Com a deposição do presidente João Goulart por um golpe militar em 31 de março de 1964 e a subsequente adoção do bipartidarismo, Nelson Carneiro ingressou MDB sendo reeleito deputado federal em 1966. Eleito senador pela Guanabara em 1970, passou a representar o Rio de Janeiro após a fusão entre essas unidades federativas em 15 de março de 1975 em face de lei sancionada pelo presidente Ernesto Geisel.

            Após vinte e seis anos de espera Nelson Carneiro obteve a aprovação da Lei 6.515 que instituiu o divórcio no Brasil em 26 de dezembro de 1977 em virtude de sua tenacidade e ainda beneficiado pela mudança de quórum para aprovação de emendas constitucionais, que passou de dois terços para maioria absoluta dentre o total de parlamentares eleitos graças ao Pacote de Abril baixado pelo governo.

            Membro da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, foi eleito presidente do Senado Federal no ano seguinte e empossou Fernando Collor na Presidência da República em 15 de março de 1990, sendo que nesse mesmo ano ficou em terceiro lugar na eleição para governador do Rio de Janeiro num pleito marcado pelo triunfo de Leonel Brizola. Disputou a reeleição em 1994 pelo Partido Progressista, mas não obteve a vitória.

            Viúvo, casou-se com Maria Luísa Monteza de Souza Carneiro, natural do Peru, com quem teve uma filha, Laura Carneiro. Divorciado, veio a casar-se com Carmem Perim Casagrande de Souza Carneiro.

            Em 9 de julho de 2016, o túnel de 1.400 metros de extensão da TransOlímpica, foi batizado de Túnel Senador Nelson Carneiro. por dentro da Serra do Engelho Velho. Na Cidade Tiradentes bairro do extremo leste da Cidade de São Paulo há uma rua em sua homenagem denominada de Rua: Senador Nelson Carneiro.

(Fonte: Wikipédia)

Deixe um comentário