EDIÇÃO 2270 – 2-3-2024
A fotografia acima foi retirada dos arquivos do saudoso José Luiz Monteiro. O registro é do ano de 1969, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto. A imagem mostra a equipe do Esporte Clube São Martinho, que decidiu o título do Campeonato Amador de Futebol de Tatuí contra o Santa Cruz. O clássico tatuiano, disputado em campo neutro, terminou com a vitória do São Martinho pela contagem de 2×1. Os gols que deram o título ao “Leão do Sul” foram marcados por Ademir Biguá e Monteiro. Confira a escalação: em pé, da esquerda para a direita, estão Baiano, Wilson, Luís Antonio, Valdir, Alemão, Carlinho, Véio Quevedo, Arlindo e Duche. Na mesma ordem, agachados, vemos Sétimo, Monteiro, Lima, Ademir Biguá, Ademar, Jair e Edno Galvão (Pinóquio). E o tempo passa, lá se vão 55 anos de saudades… (Rolisb)

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 6, de 7 de março de 1976.
CARNAVAL DE RUA E CONCURSO
Os festejos de Momo em Tatuí trouxeram às ruas milhares de pessoas que, descontraidamente, viram e participaram de toda a programação deste que foi o carnaval do Sesquicentenário da cidade. Tão animado como o dos salões, o carnaval de rua trouxe o que o dos clubes não poderia mostrar: carros alegóricos, desfiles, muito som e alegria na Rua 11 de Agosto.
Luxo – O 1º lugar na categoria luxo saiu empatado para os blocos “Requintados na Bahia de Todos os Santos” e “Folicolor no Reino de Sabá”, ambos com 198 pontos. Seus responsáveis foram, respectivamente, Hélio Sá de Campos Portela e Marli Helena Cavalcanti Dacol. O 2º lugar coube ao bloco “Carnaval no Circino”, sob responsabilidade de Ubirajara Loretti. O bloco “Terra do Nunca” recebeu o 3ª lugar, sob a responsabilidade de Álvaro Oliveira da Porciuncula.
Animação – O 1º lugar para essa categoria coube à “Banda Bandida”, bloco do Alvorada Clube, sob a responsabilidade de Flávio Antonio Albuquerque. O 2º lugar coube ao bloco “Integração do Samba”, organizado por Benedito Domingues Pinto. João Soares de Camargo Filho, o responsável pelo bloco “Uma Noite no Bataclã”, ficou com o 3º lugar.
Originalidade – A comissão julgadora concedeu o 1º lugar ao “Bloco 99”, sob a responsabilidade de Fábio Amaral Campos. 1976 é o “Ano do Dragão”. E foi com esse título e um enorme dragão como figura principal que o bloco sob a responsabilidade de José Geraldo Cárdenas conseguiu a 2ª colocação. O bloco “Família Unida Cabana do Paí Tomás”, sob a responsabilidade de Eurides Diniz Vaz, ficou com a 3ª colocação.
ALVORADA CLUBE
De toda animação carnavalesca dos clubes de Tatuí, o Alvorada detinha o maior número de foliões. Seus dois salões, perfazendo uma área de 3.500 metros quadrados, abrigaram, nos quatro dias de carnaval, gente de toda idade – de outras localidades inclusive – que vieram a Tatuí sambar, dançar, participar da chuva de confetes e de serpentinas. O baile só parava às quatro da manhã, por obediência ao alvará que não permite que ultrapassem esse horário. Mesmo assim, muito a contragosto dos foliões que lotavam suas dependências.
DAQUELA ÁGUA EU NÃO BEBO
Uma das constantes reclamações que se ouve em Tatuí refere-se à qualidade da água potável. Muitas pessoas dirigem-se diariamente à bica localizada a 1 Km da entrada de Cesário Lange, na Rodovia SP-127, quase defronte ao Recanto Silva Teles. Ali é grande o número de pessoas que munidas de galões plásticos, litros e outros recipientes, buscam a água cristalina que sai de dois canos paralelos de aproximadamente duas polegadas de diâmetros cada um. Para o tenente PM Sebastião Rodrigues (aposentado) – um dos que estão constantemente buscando a água da bica para beber e preparar a alimentação – “a água da torneira é péssima”. E acrescenta: “muita gente vem buscar água aqui”. As reclamações mais constantes com referência à água encanada é que esta vem com excesso de cloro. Houve até um médico que condenou a água da torneira. Minha esposa bebeu água da torneira e ficou com problemas de estômago, diz Sebastião Rodrigues.
PROMOÇÕES DA CHARM COMUNICAÇÕES
Em visita à nossa redação, o diretor da Charm Comunicações Artísticas Ltda., sr. Gildo Ramos, nos informou de suas próximas promoções artísticas na região. No próximo dia 20 de março, estará no Clube de Campo de Sorocaba, Toni Angeli, o melhor cantor romântico da música italiana. Este será acompanhado pelo excelente conjunto “Os Liberais”. Dia 27 de março, numa promoção conjunta – Charm Comunicações Artísticas Ltda. e Restaurante Pasqualote – será realizado o primeiro jantar dançante de Tatuí, que também contará com a participação de Toni Angeli e de “Os Liberais”.
PASTOR CURA EM TATUÍ
O mineiro José Martins Correa, um homem alto, bem falante, que procura detalhar toda informação que emite, já é bastante conhecido em Tatuí. A ele são atribuídas curas de pessoas enfermas que não encontraram por outros meios a solução para se verem livres dos males que as acometem. Com 39 anos, natural de Juiz de Fora e há onze anos pastor da Igreja Quadrangular Evangélica, José Martins Correa é, antes de tudo, um orador convicto da capacidade que tem de poder curar pessoas, não por si próprio – como costuma dizer – mas como intermediário entre forças benignas que se apoiam principalmente em citações do Evangelho. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, mais de 400 pessoas se aglomeram na pequena Igreja da Congregação Quadrangular Evangélica de Tatuí, em busca da cura ou de palavras de incentivo. O próprio José Martins explica que “a maioria das doenças provém do espírito e não do corpo”. Sua convicção, a ausência de vícios – não fuma, não bebe, não joga e sua boa oratória são, sem dúvida, elementos capazes de levar muita gente em busca da cura. Cura que que não se diz capaz de conseguir sozinho: – Eu não curo ninguém, é Deus quem cura.
JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 5, de 5 de fevereiro de 1899
CULTURA DE TRIGO – Mais uma vez ficou patentemente provada a fertilidade das nossas terras. As experiências feitas com as plantações do trigo, das sementes fornecidas pela Secretaria da Agricultura, que foram distribuídas pelo major Cornélio Vieira a diversos agricultores do nosso município, produziram ótimos resultados. É assim que o sr. Manoel Guedes Pinto de Mello, de 500 gramas de sementes que plantou, obteve 72 quilos de trigo de primeira qualidade. Sabemos mais, que outros agricultores obtiveram resultados magníficos.
JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959
AOS NOSSOS POLÍTICOS – Nunca assistimos a tantas intrigas e confusões como atualmente em Tatuí. O problema da ordem impõe-se neste momento. Um ano já se passou e não tivemos a oportunidade de assistir a uma realidade sequer no terreno das realizações, onde pudéssemos notar o espírito de cooperação. Pelo contrário, nossos homens que se dizem políticos e entendedores, trataram exclusivamente de brigas e futricas. Chegada já é a hora dos políticos estenderem as mãos aos seus adversários, não para se humilharem ou humilhá-los, mas sim para fazerem sentir que, acima das questões de natureza política, paira o interesse da cidade. Vejam bem… de nada valem seus ressentimentos, suas aspirações desatendidas, diante dos múltiplos problemas com que a cidade se defronta. Portanto, fazemos um apelo e esperamos que neste ano de 57, vocês se encontrem com a verdade, dispam-se dos ódios e paixões mesquinhas e possam, em conjunto, todo harmonioso, darem uma solução aos tantos problemas que afligem nossa querida Tatuí!!!

