EDIÇÃO 2269 – 24-2-2024
A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada em abril de 1979, no Estádio “Menotti de Campos”, e nos mostra a equipe do Santa Cruz Futebol Clube. Na ocasião, o “Dragão da Colina Santa” enfrentou o Grêmio Esportivo 400 pelo Campeonato Amador e venceu pelo placar de 1×0. O time do Alto da Colina Santa, comandado pelo técnico Euclydes Ferreira Júnior, que também presidia o clube, se tornaria campeão amador daquela temporada. O elenco, repleto de talentos, estava composto pelos atletas Penteado, Hélio Guaraná, Carlos Couto, Afonso, Toco, Mou, João, Patinho, Carlinho, Galvão, Jair, Cigano, Rico e Paulo. É uma viagem de quase 45 anos pelo túnel do tempo, quanta saudade! (Rolisb)

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 5, de 22 de fevereiro de 1976.
ÚLTIMO ATO DE MINDLIN NA SECRETARIA DA CULTURA BENEFICIA TATUÍ
No último dia 9 do corrente, o então secretário da Cultura, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo, José E. Midlin, assinou a resolução de 03/09/75, referente ao processo que envolvia a Biblioteca encaixotada na Casa de Cultura Paulo Setúbal. A assinatura da referida resolução veio proporcionar ao povo de Tatuí maiores oportunidades de acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento intelectual. Não fosse essa decisão do agora ex-secretário, a referida biblioteca retornaria definitivamente a São Paulo, privando estudiosos e pesquisadores de importante fonte de pesquisa e cultura. O esforço empenhado pelo promotor José Celso de Mello Filho e por Nilzo Vanni, endossado por este jornal, também contribuiu para que a biblioteca ficasse em Tatuí. O ato decisivo, entretanto, coube a José E. Midlin.
FAFICILE FOI VENDIDA
O grupo de ensino da cidade de Mogi comprou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí por 1 bi e meio antigos. Com as mudanças da entidade mantenedora, esperam-se mais cursos superiores para a cidade. Segundo Pérsio Chammas Jr., faz parte dos planos da nova direção dinamizar os cursos e instaurar para breve o curso de 2º grau profissionalizante. Reforça-se a ideia de despertar interesse por cursos superiores na área tecnológica por meio de pesquisas feitas entre estudantes da cidade e região. Pérsio esclarece que a vinda da entidade se deu “pelas perspectivas regionais e pelas excelentes instalações do prédio onde funciona a faculdade”.
FUTEBOL DE SALÃO JÁ TEM SEU CAMPEÃO: 80 F.S.
Na última quarta-feira, no ginásio de esportes da A. A. XI de Agosto, aconteceu a disputadíssima final do “19º Campeonato Interno de Futebol de Salão”, promovido por aquela entidade polidesportiva. Decidiram o título as equipes do Saturno e do 80 F.S., com a vitória deste último por um tento a zero, gol assinalado por Adelino. Grande público compareceu ao evento. O Saturno perdeu jogando com Coelho, Flávio (Mário Sergio) e Atílio (Chiquinho); Ademar e Mário Sergio (Fordeco). O 80 F.S. venceu com Clovico, Ivan (Tampinha) e Abud; Carlinhos (Ivan) e Adelino (Catatau). Foi tranquila a arbitragem do sr. Manoel Souza Oliveira (do SME de Sorocaba), ajudado nas laterais pelo professor Luís Fernando Silva e José William Caporrino. No final do encontro, foi feita entrega de belíssima taça por Simeão Orsi Filho, presidente do Onze, ao atleta Abud, capitão do 80. Os atletas de ambas as equipes receberam medalhas, assim como o artilheiro do campeonato (Adelino) e o goleiro menos vazado (Clovico), ambos do 80.
CEAGESP APLICA 50 MILHÕES EM TATUÍ
No último dia 10, estiveram em Tatuí os dirigentes do CEAGESP – Centro de Abastecimento Geral do Estado de São Paulo, acompanhados de seu presidente, o ex-deputado federal José Henrique Turner. Estiveram visitando as obras do silo graneleiro que está em construção na estrada Tatuí-Sorocaba, próximo à estação da FEPASA. Na ocasião, foi assinada a escritura de doação do terreno onde está sendo construído o complexo de armazenamento. O engenheiro Orlando Lisboa de Almeida, o prefeito de Tatuí professor Paulo Ribeiro, os vereadores Eudes Machado e José Machado, o professor José Coelho de Almeida e o sr. João Batista Ribeiro também estiveram presentes. Silo Graneleiro – O valor da obra é de aproximadamente 50 milhões. Uma torre elevatória que permite a aeração, separação e desinfecção dos grãos armazenados está em adiantada fase de construção. Segundo o presidente do CEAGESP, ela é indispensável para a completa segurança dos produtos que ali serão estocados.
MODERNAS MÁQUINAS CHEGAM A TATUÍ
Chegou em Tatuí, no último dia 14, proveniente da Europa, parte de um lote de 51 máquinas de fiação adquiridas pela Companhia Têxtil São Martinho. O maquinário comprado pela companhia destina-se à sua expansão e está avaliado em 100 milhões. Vindas de Ingolstadt, Alemanha, as máquinas ficarão temporariamente armazenadas, aguardando obras de ampliação que estão planejadas em 7.000 m2. Farão parte de uma unidade de fiação completamente independente, adotando o sistema “open-end”. Por enquanto, chegaram sete caminhões, transportando parte do maquinário que, quando totalizado, quadruplicarão a produção da companhia.
CARNAVAL, SAMBA TERNURA, TATUÍ
“Estou aqui em nome da flor, a rosa que é a flor mais pura, estou aqui pra falar pra vocês, do carnaval da Cidade Ternura”. Este é o refrão do samba composto para o Carnaval do sesquicentenário de Tatuí. O nome da música é “Samba Ternura” e o autor é Luiz Antonio Voss Campos, jovem tatuiano. Em sua letra, procurou enfocar a evolução histórica da cidade, seus principais personagens, salientando a personalidade simpática e acolhedora de seu povo, justificando o carinhoso título de “Cidade Ternura” à Tatuí.
JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 4, de 29 de janeiro de 1899
ANIVERSÁRIO – Amigos dos srs. Raphael Orsi e Carlos Orsi os surpreenderam no dia 25, aniversário do segundo e de Paulo, filhinho do primeiro. Precedidos da banda musical “Santa Cruz”, apresentaram-se na casa dos mesmos, sendo o discurso de saudação feito em italiano pelo nosso colaborador, dr. Laurindo Minhoto. Pelo professor Ernesto Lopes foi feito o agradecimento em nome dos manifestados, que fizeram servir cerveja a todas as pessoas presentes. Foi uma festa verdadeiramente íntima, onde a par de sincera solidariedade, reinou sempre uma harmonia encantadora. A “Cidade de Tatuhy” cumprimenta cordialmente os manifestados, desejando-lhes que continue a Providência a brindá-los com tão felizes dias
JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959
FURO DE REPORTAGEM – O nosso furo de reportagem custou ao nosso repórter um furo em outro repórter de outro jornal, que também estava fazendo sua reportagem, procurando, assim, um furo de reportagem. O repórter furado foi de um jornal sem furo de reportagem que, sentindo o que sucedeu com essas reportagens, não quer mais saber de furos de reportagens – Zé Carrité de Oliveira.

