EDIÇÃO 2268 – 17-2-2024
A fotografia acima, retirada dos arquivos do historiador esportivo Cláudio Aldecir, foi registrada nos anos 1960 e mostra a equipe do Bairro Guaraná, momentos antes de um amistoso no Bairro Pederneiras, contra o time local. A curiosidade desta imagem é que nela aparecem sete parentes, chamados de “Os Guaranás”. Confira a escalação: em pé, da esquerda para a direita, aparecem Ary, Darci Guaraná, Zé Guaraná, Zé Clarete, Paulo Guaraná, Clementino Guaraná (Mento) e Ribeiro. Agachados, nesta mesma ordem, vemos João Guaraná, Celsinho, Jordão Rodrigues Guaraná, João Almeida e Lino Guaraná. O tempo passa, lá se vão cerca de 60 anos, quanta saudade… (Rolisb)

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 4, de 8 de fevereiro de 1976.
IMAGEM DE SANTO TRANSFERIDA
A ausência das imagens de São João do Benfica e Nossa Senhora Del Popolo, da Igreja Imaculada Conceição de Tatuí, despertou a curiosidade de muitos. O motivo das estátuas não estarem no altar foi explicado pelo cônego Teotônio dos Reis e Cunha. Diz ele que “a pedido do bispo Dom José Melhado Campos, da Diocese de Sorocaba, as imagens foram requisitadas e transferidas para o acervo do Museu de Arte Sacra de Sorocaba, dada a sua importância histórica para a Igreja. São João do Benfica – Esta imagem foi trazida pelos frades carmelitas de Itu, quando da fundação de Tatuí. O valor desta estátua para o município é inestimável. Por ser propriedade da Igreja, e não da cidade, o pedido do bispo foi atendido.
NÚCLEO SINFÔNICO JÁ PODE FUNCIONAR
No dia 26 de janeiro passado, o maestro Henrique Gregori Neto assinou junto ao secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, José E. Mindlin, contrato que o habilitará à coordenação artística do Núcleo Sinfônico em Tatuí. Com cursos em Viena e na Alemanha, o maestro trará a Tatuí toda a experiência adquirida em estudos, cursos e atuação junto a orquestras. O maestro contratado desempenhará serviços técnicos especializados, relacionados ao seu campo profissional. Cabe-lhe estudar, pesquisar e formar núcleos instrumentais nas cidades. Fornecerá à Secretaria relatório mensal pormenorizado sobre o andamento do programa, suas carências e proposições, visando a ampliação do plano instrumental até alcançar dimensão sinfônica. A Orquestra vai atuar em conjunto como Conservatório Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, sendo, porém, autônoma.
DESTACAMENTO MILITAR PASSA A BATALHÃO
A partir do dia 28 de janeiro último, o Destacamento Militar de Tatuí passou a ser a 2ª Companhia do 12º BPM, com sede em Botucatu. O responsável pelo batalhão é o capitão Claudionor Lisboa. Seu trabalho visa à conscientização no combate à criminalidade, à formação de guardas mirins, auxiliando a população com a intensificação do policiamento preventivo da cidade. O capitão acredita “que o importante é preparar o povo para que ele se autopolicie”.
DELEGACIA DE ENSINO FUNCIONA EM TATUÍ
O Decreto 7.510, de 29/1/76, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 30 de janeiro último, estipula uma série de modificações na área do ensino. Estas visam a uma distribuição mais racional da rede de escolas. No Estado são, agora, 8 Divisões Regionais que comandam as atividades de ensino de localidades vinculadas a cada uma das regiões. Tatuí está ligada, a partir da promulgação do decreto, à 4ª Divisão Regional de Ensino de Sorocaba. A esta Divisão ficam subordinadas as Delegacias de Ensino de 10 cidades: Sorocaba, Votorantim, Itu, Tatuí, São Roque, Itapetininga, Itapeva, Avaré, Botucatu e Apiaí. “A criação das D.R.E. é meio e fim, pois estas coordenam e supervisionam as unidades escolares de 1º e 2º graus, educação especial e o supletivo”, diz Carlos Alberto Lourenço, professor de Cultura Técnica do Centro Inter-Escolar “Sales Gomes”. Pela distribuição da rede física, desapareceram as denominações de grupos escolares e institutos de educação, que foram denominados respectivamente: Escola Estadual de 1º Grau (abrangendo a faixa etária de 7 a 14 anos) e Escola Estadual de 2º Grau. Para a Delegacia de Ensino de 1º e 2º Graus de Tatuí foi nomeado Newton Albuquerque.
JOSÉ TEIXEIRA PRETENDE LANÇAR UM NOVO LIVRO
O filósofo das ruas, José Teixeira de Almeida, continua fazendo sucesso com seu livro de crônicas “Esparsas”. Incentivado pelo sucesso, Teixeira declara: “estou pensando seriamente num novo livro. Já tenho 45 páginas prontas e talvez o lance ainda neste ano”.
PREFEITURA LIBERA 100 MIL PARA O CARNAVAL
A Comissão de Carnaval deste ano, em Tatuí, está dividida em quatro equipes. A primeira cuidará do enfeite das ruas, sendo formada por Dionísio de Abreu e Benedito Domingos Pinto. A segunda se encarregará da venda de bancos na praça, os quais formarão verdadeiro cordão de isolamento, facilitando a passagem dos blocos e de prováveis escolas de samba que animarão as festividades. Os encarregados dessa parte são Pedro Manes e José Maurício Pinto. A terceira equipe tratará dos desfiles e está a cargo de Gilberto Arlindo Pyles e Aílton M. Barros. A quarta equipe é a coordenadora. Está sob a orientação de Geraldo Ribeiro de Souza Lima, José Galvão Sobrinho e Marcos de Arimatéia Rodrigues. Este ano, a Comissão de Carnaval receberá subvenção da Prefeitura de 100 mil cruzeiros. Serão instituídos concursos para rainha e princesas, Rei Momo, som e distribuição de confetes e serpentinas. Patrocinará a vinda de escolas de samba e a participação do Cordão dos Bichos. Estão sendo feitos contatos com escolas de samba de outras cidades, para uma provável participação no carnaval de Tatuí. O trajeto do desfile terá início na Rua Capitão Lisboa, subirá a 11 de Agosto até a José Bonifácio e voltará pela Rua 15 de Novembro até a Capitão Lisboa.
JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 3, de 22 de janeiro de 1899
ELEIÇÕES – Estão designados os dias 29 e 30 do corrente mês para terem lugar as eleições de um deputado federal por este 4º distrito e dois deputados ao Congresso Estadual. Para a primeira, está indicado o sr. Elias Fausto Pacheco Jordão, e para a segunda, os drs. Martiniano da Costa Carvalho e Eduardo da Cunha Canto. Para os respectivos editais, chamamos a atenção do corpo eleitoral.
JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959
VIVAM OS DIRIGENTES DA NOSSA TERRINHA! – Onde era para ser creche, hoje funciona a Câmara Municipal. A infância tatuiana penhoradamente agradece…

