ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

EDIÇÃO 2267 – 10-2-2024

            A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada em 1994, no estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, e nos mostra a equipe do Esporte Clube São Martinho, momentos antes da disputa de uma partida válida pelo “Campeonato Amador” daquela temporada, promovido pela Liga Tatuiana de Futebol (Litafu). O “Leão do Sul”, como se observa, apresentava um elenco recheado de bons valores. Confira a escalação: em pé, da esquerda para a direita, vemos o técnico Fio e os jogadores Márcio, Pardal, Jair Gordo, Rato, Cavalo, Mutreta, Ricardo, Geraldinho, Clovinho e China. Agachados, nesta mesma ordem, aparecem Lê, Dango, Claudinho, Marcinho Soares, Chipula, Batata e Vaca. Quanta saudade, lá se vão trinta anos… (Rolisb)

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 3, de 25 de janeiro de 1976.

“EU ACHEI UMA PEDRA PRECIOSA”

            Rodrigo Soares, 35 anos, residente em Tatuí, descobriu há duas semanas num rio do bairro Pederneiras uma pedra colorida e brilhante. Julgando tratar-se de um mineral de valor, está tomando providências para que seja analisado por especialistas. Pelas características, suspeita-se que seja “Brasilita” – minério de óxido de zircônio cristalizável. Rodrigo, nas horas vagas, passa o tempo à procura de pedras preciosas à beira do rio. Há um ano descobriu uma pedra semelhante à atual. Como não tinha meios de analisá-la, permaneceu no anonimato. Esperançoso de ver seu sonho realizado, se anima com a descoberta, pretendendo, após o resultado da análise – se for favorável – abandonar a sua profissão e dedicar-se somente à garimpagem.

PROIBIDA A VENDA DE LEITE CRU EM TATUÍ

            As tradicionais carrocinhas de leite que circulavam pela cidade estão proibidas, desde o dia 1º de janeiro, de vender o produto, segundo Lineu Abelardo Rocha, inspetor de saneamento em Tatuí. O leite era vendido sem passar por processo de pasteurização, porque o decreto nº 66.183 de 1970 faculta tal procedimento em cidades que não tenham serviço de distribuição de leite pasteurizado. Mesmo assim, o leite cru somente pode ser vendido por pecuaristas que possuam instalações de ordenha azulejadas até dois metros de altura, piso resistente e impermeável. O decreto esclarece também que, a partir do momento que haja empresa fornecedora permanente do produto pasteurizado – inclusive na entressafra, o fornecimento do leite cru fica proibido. A Vigor conseguiu provar com documentação que tem condições de fornecimento permanente.

MINDLIN CRIA CINCO NÚCLEOS SINFÔNICOS NO ESTADO

            Foram constituídos pelo secretário da Cultura, Ciência e Tecnologia, José E. Mindlin, cinco núcleos sinfônicos no Estado de São Paulo. Tatuí, São Carlos, Franca, Assis e São José do Rio Preto foram as cidades escolhidas. Esse projeto visa formar ou desenvolver conjuntos orquestrais sinfônicos, estimular a formação de grupos corais e também criar direção artística para solenidades musicais. Tatuí pode se privilegiar de ser colocada neste empreendimento, ao lado da cidade de São José do Rio Preto, pois para tal evento possui um conservatório com base musical que corresponde às expectativas da secretaria. O músico indicado para ser o responsável pelo núcleo sinfônico de Tatuí será o maestro Henrique Gregori Neto.

MELHORIAS PARA A CIDADE

            A Estação de Tratamento de Águas e Esgotos de Tatuí passará por reformas a partir do próximo mês, segundo o presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Guido Orsi. Com verba de 20 milhões de cruzeiros, 14 milhões serão destinados ao aumento da rede de esgotos e os 6 milhões restantes serão destinados à expansão dos serviços de águas que, juntos, atingirão 90% da população da cidade. A rede de águas e esgotos será desvinculada do S.A.E.E. (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Tatuí), autarquia municipal, e ficará subordinada à Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Antes de ser lançado ao Rio Tatuí, o esgoto da cidade passará por processo de tratamento. Dois novos emissários serão construídos para que a expansão da rede venha a atingir os 90% programados.

FORMATURA DA FAFICILE

            Dia 9 de janeiro, às 20 horas, na Associação Atlética XI de Agosto, realizou-se a cerimônia de colação de grau das turmas de Estudos Sociais, Desenho e Artes Plásticas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. O professor Francisco Orsi, vice-diretor da Faculdade, presidiu o evento. As paraninfas foram: professora Therezinha Igues Giovarina, pela turma de Estudos Sociais; senhora Zenilda Lygia Camargo Cruz, pela turma de Desenho e Artes Plásticas; e pelos licenciados a senhora Benedicta Izolina S. Florenzo. A mesa esteve composta dos seguintes figurantes: prof. Paulo Ribeiro (prefeito), prof. Guido Rubens Orsi (presidente da Câmara), dr. José Teodoro Mendes (deputado federal), prof. Djalma Clarin Pereira (representando o deputado estadual Dr. Walter Mendes), prof. Luís Fernando Silva (diretor da Faculdade de Educação Física de Tatuí, representando o dr. Ismael Gripp, Inspetor de Ensino), sr. José Simões de Almeida (membro da Organização de Ensino Tatuiense), prof. Celso Manoel de Andrade (coordenador do departamento de Estudos Sociais), prof. Waldemar da Silva Barros (coordenador do departamento de Pedagogia) e os professores Guilherme Henrique Silva, Rosa Nagib Jorge Murab, José Carlos Gomes e José Sérgio Larotonda.

FUTEBOL DE SALÃO

            Iniciou-se dia 23 último, no Cruzeiro do Sul de Sorocaba, o XVII Campeonato “Brasileirão” de Futebol de Salão. Tatuí está representada por sua seleção, composta pelos seguintes jogadores: Jacó, Clóvis, Ivan, Carlinhos, Tampinha, Adelino, Abud, Carneiro, Catatau, Otávio e o técnico Raul. 338 equipes disputarão o campeonato, destacando-se: “Gama Filho”, do Rio de Janeiro, campeão de 1974; EPEDA, campeão de 1975 pelo Campeonato Paulista; e a Seleção Mineira.

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 2, de 15 de janeiro de 1899

            DR. DORIVAL DE CAMARGO – Chegou quinta-feira passada a esta cidade este distinto conterrâneo, que com tanto brilhantismo, completou o curso médico na Academia do Rio de Janeiro. Daremos notícia circunstanciada sobre sua recepção, como também da “soirée” que ontem lhe foi oferecida nos salões do Clube Democrata Tatuiense, por uma comissão de distintos moços de nossa sociedade. Ao dr. Dorival de Camargo e ao seu digno progenitor, sr. Affonso de Camargo Penteado, apresentamos nossas cordiais felicitações.

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

            MODERNO APARADOR DE GRAMA – Terça-feira última, passando pelo jardim do Ginásio, às 21h45 mais ou menos, deparei com um vulto (tal era a escuridão, pois lá só tem 10 lâmpadas) semelhante, em tudo, a um cavalo. O animal estava tomando seu pequeno “breakfast” noturno (traduzindo, quer dizer: comendo a grama). Será que não existem pastos fora da cidade para que os cavalos de Tatuí não venham mais pastar em nossas praças públicas? Ou será que o cavalo estava em frente ao Grupo por querer se alfabetizar e, mais tarde, entrar para a política? – Catin Guero.

Deixe um comentário