EDIÇÃO 2263 – 13-1-2024
A fotografia acima, registrada no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, mostra a valorosa equipe do Independente F.C., que desfilava seu talento nos gramados entre as décadas de 1960 e 1970. Era uma equipe formada por ótimos valores do futebol e dela saíram dois prefeitos: Nelson dos Santos (Capela do Alto) e Joaquim Amado “Véio” Quevedo (Tatuí). Confira a escalação: em pé, da esquerda para a direita, aparecem Nelson, Abud, Véio Quevedo, Heitor Soares, Toninho Pangaré e Mário Sérgio. Na mesma ordem, agachados, estão Mário Luiz Bueno, Getulinho de Moura, Monteiro, Minhoca e Obrelli. E o tempo passa, lá se vão mais de 50 anos! Quanta saudade…

Notícias extraídas do Jornal “Cidade de Tatuhy”, dos dias 3 e 10 de junho de 1923, retiradas do arquivo de João Padilha, doado ao Integração.
SEMENTES DE ALGODÃO
Estiveram em nossa redação os srs. drs. Lafayette Luiz P. de Souza e D. Moraes Sampaio, inspetores da defesa agrícola, que nos pediram avisássemos aos srs. lavradores que queiram adquirir sementes de algodão, para dirigirem os seus pedidos ao dr. Lafayette Luiz, em Itapetininga, ou diretamente à Diretoria da Agricultura. As qualidades de algodão, cujas sementes já se acham expostas à venda, são as seguintes: Carioba, Russel Big Boll, Nova Paulista, Cleveland, Sun Bean, que são vendidas a 1$000 o quilo, e Herbácea, que é a comum desta zona, a 700$ o quilo. Segundo informações que nos foram prestadas pelos referidos inspetores, os particulares, de acordo com um aviso da Diretoria da Agricultura, não podem fornecer sementes, sob pena de multa. Os pedidos de sementes, que poderão ser feitos desde já, devem ser acompanhados da respectiva importância em cheque, vale postal ou carta registrada. Para qualquer informação de que careçam os srs. lavradores, podem pedi-las à redação desta folha, que se acha autorizada para isso.
DONATIVOS
Pela redação do “Cruzeiro do Sul”, da vizinha cidade de Sorocaba, foi entregue a quantia de 250$000 ao presidente do Asilo São Vicente de Paulo, desta cidade, e R$ 250$000 ao presidente da Conferência de São Vicente de Paulo, donativos esses deixados pela exmª srª d. Emygda Soares de Camargo, falecida naquela localidade há pouco tempo.
ANIVERSÁRIO
Festejará no dia 14 do corrente o seu aniversário natalício a exmª srª d. Adalgiza Tony Machado, virtuosa esposa de nosso amigo, sr. Thomaz Machado Júnior. À aniversariante, apresentamos, desde já, os nossos respeitosos cumprimentos.
ÀS ESCURAS
A Companhia “Luz e Força Tatuí” mandou na quinta-feira, dia 6 do corrente, um “ultimatum” ao prefeito municipal, para que este efetue, dentro do prazo de oito dias, o necessário pagamento da quantia de 52:264$100, proveniente da luz fornecida à cidade, e que já está a dever desde 1º de janeiro de 1921 até esta data, sob pena de, vencido este prazo, e não satisfeito o pagamento, ficar a cidade completamente às escuras. E para ter uma administração “modelar” como esta que está fazendo o prefeito, é que o situacionismo não poupou os rojões de apito, fingindo não saber que a Câmara, de há muito, já está apitando na curva. O prefeito tem restrita obrigação de solver esse compromisso, sem usar de subterfúgios, pois que para isso o povo lhe confiou a necessária importância, que se acha consignada em verbas orçamentárias.
PARTIDA DANÇANTE
Segundo nos informa a diretoria do Clube Tatuiense, realizar-se-á, na noite de 29 do corrente, nos salões daquela elegante sociedade, uma partida dançante oferecida aos seus associados. É pensamento da diretoria mandar vir uma orquestra de São Paulo, para tocar no referido baile.
OPERÁRIO F.C.
De ordem do sr. presidente, aviso aos srs. associados que, em reunião extraordinária realizada em 23 de maio próximo passado, a diretoria resolveu elevar a mensalidade de 1$000 a 2$000, começando no presente mês de junho a vigorar essa medida. Aviso também que a Associação Operária ficará obrigada a dar dois bailes por mês aos srs. sócios quites – 1º secretário – Martinho Martins de Souza.
MÚSICA
Vossa senhoria quer aprender música, ou tocar qualquer instrumento em pouco tempo? Dirija-se incontinente à Rua 7 de Setembro, 24, ou no Teatro São Martinho, ao professor Flávio de Souza, que tem métodos gradativos e aperfeiçoados para o ensino preliminar e superior. Preços módicos!
O DEZESSETE
Reminiscência de 1956 a 1959
HISTÓRIA DE SÍTIOS E MAPAS
Era uma vez um lavrador, muito calmo, que, vendo a estrada que levava ao seu sítio completamente abandonada, dirigiu-se à Prefeitura, onde travou o seguinte diálogo:
– Seu prefeito, eu vim pidi pra mecê mandá cunsertá a estrada do meu sítio, lá pras banda do Congonhá, que tá desgranhenta de ruim!
O prefeito, enérgico, carrancudo, compenetrado da responsabilidade do seu cargo, tomando do mapa das estradas do município, diz:
– Mas a estrada do seu sítio não consta nem do mapa!!!
– É, mais pra pagá imposto, tá no mapa, né?


