A fotografia acima, retirada dos arquivos de Luís Paulo Cresciulo, foi registrada na década de 1980, provavelmente em 87 ou 88, no campo do Conservatório de Tatuí, e mostra a equipe do “Inofensivos Futebol Clube”, campeã de um torneio ali disputado. O time não tinha nada de inofensivo e estava repleto de talentos, como se nota pela escalação: em pé, da esquerda para a direita, vemos Martins, Dorinho, Orlandão, Higuita, Mindezinho, Branco, Coró, João Maurício e Batista. Agachados, nesta mesma ordem, estão João, Tica, Luís Paulo Cresciulo, Marquinho Farmacêutico, Marco Cresciulo e Cornoló. Os garotos “mascotes” da equipe são André (filho do Dorinho) e Luís Fernando (filho do Higuita). Quanta saudade, lá se vão 35 anos…
Notícias extraídas do Jornal “Cidade de Tatuhy”, das edições de 11 e 18 de fevereiro de 1923, retiradas do arquivo de João Padilha, doado ao Integração.
BOLETIM ELEITORAL
Estando designado o dia 25 do corrente para realizar-se a eleição de um deputado federal pelo 1º distrito, na vaga aberta com a renúncia do sr. dr. Cincinato Braga, e tendo sido apresentado candidato àquela vaga o exmº sr. dr. Olavo Egydio de Souza Aranha, residente na Capital, o qual tem assinalados vários serviços prestados ao Estado, quer nas altas funções administrativas, quer como um dos dirigentes dedicados da política da Capital e do Estado, os abaixo-assinados vêm convidar a todos os eleitores do Partido Republicano Oposicionista local para comparecerem naquele dia sufragando o nome daquele ilustre candidato. Certos do comparecimento de todos, desde já agradecem, subscrevendo-se os amigos e correligionários Manoel Guedes Pinto de Mello e Thomaz Guedes Pinto de Mello.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A convite dos srs. Barnils & Hernandez, visitamos a exposição fotográfica que estes senhores estão fazendo à Rua 11 de Agosto, 43, nesta cidade. Todos os trabalhos expostos – “portraits”, vistas, grupos, retratos coloridos, etc. – revelam muita arte e gosto e muito recomendam os srs. Barnils & Hernandez como verdadeiros conhecedores da arte fotográfica. Segundo nos informaram os expositores, eles trabalharão somente esta semana nesta cidade.
FAZENDA À VENDA
Vende-se toda ou em parte, e a prestações, a conhecida e ótima Fazenda São Raphael, situada em Aracassú, Linha Sorocabana, ramal do Itararé, com 2.500 alqueires mais ou menos, de ótimas terras, na maioria próprias para qualquer cultura, especialmente algodão, e com as seguintes benfeitorias: casa de morada, serraria, moinho, 35 alqueires de roça, grande plantação de algodão e muitas outras lavouras, 300 cabeças de porcos, seis carros de boi arreados, 40 bois, 50 vacas de criar e seis animais de sela. O motivo da venda é o proprietário ter de mudar-se para o Estado de Minas. O pretendente pode dirigir-se com o proprietário abaixo declarado, em Aracassú. Informações nesta cidade no Hotel Affonso – João Martins de Camargo.
SEMANA SANTA
Com toda majestade do culto católico, devem realizar-se, no corrente ano, as augustas solenidades da Semana Santa, a cargo dos srs. Cândido de Souza Freire e Affonso Arruda Campos. Os provedores da Semana Santa esperam o concurso de todos os fieis, irmandades e principalmente dos irmãos do Santíssimo Sacramento, para que se realizem todos os augustos atos, segundo os preceitos litúrgicos e todas as solenidades comemorativas da Paixão e Morte do Divino Redentor dos homens.
ASILO DA LEGIÃO DO BEM
Com o sr. João B. Lima, acha-se a lista nº 6, extraída do “Asilo da Legião do Bem” para velhice desamparada, fundada no Rio de Janeiro, sob os auspícios da União Suburbana, que já fundou, com surpreendente êxito, o “Refúgio Thereza de Jesus” para órfãos. É um louvável empreendimento. Nesta cidade, onde o povo caridoso sabe avaliar o alcance moral de toda obra altruística e nobre, esta lista foi vista com bons olhos. O resultado da contribuição mensal alcançou 50$000.
ANIVERSÁRIOS
Fizeram anos: no dia 5, o sr. Mário Guedes Tavares, auxiliar do escritório da Cia. São Martinho; no dia 6, a menina Cacilda, filha de nosso particular amigo e correligionário, sr. Antonio Rodrigues de Almeida; no dia 7, a exmª srª d. Maria Adelaide Banrsley Guedes, virtuosa esposa do sr. Manoel Guedes Pinto de Mello, prestigioso chefe do Partido Oposicionista local. Nesse mesmo dia, o jovem Ary Villa Nova, filho do farmacêutico sr. Ignacio Villa Nova, 2º Juiz de Paz desta cidade; no dia 9, o sr. Jorge Pereira Fiusa, conceituado negociante em Cesário Lange. Nesse mesmo dia, a senhorinha Nenê Azevedo, prendada filha do sr. Bernardo Rodrigues de Azevedo; no dia 10, o jovem Manoel Guedes Filho, e nesta mesma data, o sr. Alfredo Orsi, escrivão da Caixa Econômica desta cidade. no dia 14, o revmº sr. cônego dr. João Corrêa de Carvalho, digníssimo vigário desta paróquia. Neste mesmo dia, a exmª srª d. Ada Della Santa Rocha, digna esposa do sr. João E. da Rocha Leão; no dia 15, a gentil senhorinha Lucília Fonseca, filha da exmª srª d. Donatila Cezar da Fonseca. No mesmo dia, a inteligente senhorinha Jacyra Gomes, filha do sr. professor Oracy Gomes, esforçado diretor do Grupo Escolar desta cidade. A todos, a “Cidade de Tatuhy” apresenta os seus sinceros cumprimentos.
O DEZESSETE
Reminiscência de 1956 a 1959
DA CÂMARA – O nosso repórter perguntou: por que não houve sessão? O vereador respondeu: sei que não houve, mas não sei porque não houve…


