QUEM SOU EU?

NASCI em Campinas e, como o meu pai (um grande e importante republicano histórico), fui um político militante! Exerci os mandatos de Deputado Estadual, de Senador Estadual (cargo existente na República Velha) e de Deputado Federal! Fui jornalista e redator-chefe do “Correio Paulistano”. Formei-me em Direito na tradicionalíssima Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Arcadas). Atuei durante muitos anos como Advogado. Fui Presidente (designação dada ao cargo de Governador no período da República Velha) do Estado de São Paulo. Não cheguei a completar o meu mandato! Como Governador, promovi grandes realizações! Reorganizei a Força Pública e construí a Estação Ferroviária “Júlio Prestes” na Capital paulista, entre muitas outras realizações e obras! Durante o meu Governo, a cidade de São Paulo, durante 23 dias, sofreu intenso bombardeio terrestre e aéreo por ordem do Presidente da República de então! Fui músico! Compus peças para piano e orquestra, operetas e óperas! Fui um dos fundadores da Academia Paulista de Letras! Um dado interessante: após meu falecimento, a tradicional Avenida Paulista, na Capital do Estado, teve sua denominação alterada e, durante três anos, passou a ter o meu nome! QUEM SOU EU?

RESPOSTA – 30-9-23 – Barão de Suruí – 2249

   Meu nome é MANUEL DA FONSECA DE LIMA E SILVA (1793-1869, 75 anos ). Sou carioca. Fui militar, havendo alcançado o posto de marechal de Exército. Era tio paterno do futuro Duque de Caxias! Casei-me com minha sobrinha, que era irmã do Duque de Caxias. Exerci cargos políticos durante o período regencial (1831-1840), como os de Ministro da Guerra,  Ministro da Marinha, Ministro do Império, além de haver integrado, como vogal, o Conselho Supremo Militar (embrião do futuro Superior Tribunal Militar). 

Fui nomeado Presidente (governador) da Província (hoje, Estado) de São Paulo, durante o 2º  Reinado, pelo Imperador D. Pedro II. Desempenhei esse cargo político no período entre 1844 e 1847. Criei, pela Lei provincial n. 34, de 16/03/1846, a primeira Escola Normal de São Paulo! Fui um grande defensor da instituição das Escolas Normais no Império. Certamente, foi essa a razão que, muitas décadas após meu falecimento, o Estado de São Paulo criou por lei, em 26 de dezembro de 1924,  o  4º  Ginásio do Estado em TATUÍ,  oficialmente inaugurado em 26 de abril de 1931, passando a denominar-se, posteriormente, em minha memória, Instituto de Educação “Barão de Suruí”! Após haver deixado a Presidência da Província de São Paulo, fui agraciado pelo Imperador D. Pedro II, em 02/12/1854, com o título nobiliárquico de Barão de Suruí.

Deixe um comentário