Exclusivo Online
PROJETO CRIA CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS EM TATUÍ
Na terça-feira (15), na sessão da Câmara Municipal, os parlamentares aprovaram, em 1º turno, projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que cria em Tatuí o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), órgão ligado à Secretaria de Saúde, de caráter consultivo e orientador, com os objetivos de coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção da disseminação do uso indevido e abuso de drogas, estimular e cooperar com os serviços que visem encaminhamento e tratamento de dependentes, formular sugestões para ações de fiscalização e repressão executadas pelo Estado e União, e estimular estudos e pesquisas sobre o problema do uso de drogas, dentre outras ações e incumbências.
O vereador Vicente Menezes, que também apresentou uma propositura semelhante no Poder Legislativo, ocupou a tribuna e pediu para que, antes da votação em 2º turno, na próxima sessão, seja acrescentada uma emenda ao projeto, criando também o Fundo Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Drogas (FUMPAD). Vicente solicitou ainda respeito ao princípio da paridade, para que o conselho seja composto por 50% de membros do Poder Público e 50% da sociedade civil. “Desta forma, a sociedade civil terá representatividade junto ao órgão”, explica Vicente. O parlamentar Paulo Borges também falou na tribuna sobre a importância da criação deste conselho e do fundo municipal, pois o problema das drogas é grave nos dias atuais e necessita ser combatido, com o auxílio da sociedade.
Outro projeto de autoria do Poder Executivo, alterando dispositivo da Lei Municipal nº 3.798/06, que dispõe sobre a contratação de empregados públicos por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, recebeu pedido de vista do vereador José Roberto Xavier da Silva. O parlamentar quer estudar melhor o teor desta propositura e da emenda a ela apresentada, antes de submetê-la à discussão e votação.
Em seguida, o vereador Wladmir Faustino Saporito, presidente da Casa de Leis, convocou uma sessão extraordinária, para a votação em dois turnos de seis projetos, quatro do Poder Executivo e dois do Poder Legislativo. Todos foram aprovados. O primeiro altera um artigo da Lei Municipal nº 2.272/90, que autoriza a concessão de direito real de uso de imóvel à Sociedade Beneficente “Força Para Viver”. Esta mudança sobe de trinta para setenta anos o direito da entidade de usar o imóvel localizado no Bairro dos Fragas, para seus trabalhos sociais.
O segundo projeto, de autoria do Executivo, insere parágrafo ao artigo 19 da Lei Municipal nº 4.228/09, que dispõe sobre a utilização, ocupação e parcelamento do solo no município de Tatuí. A justificativa diz que o objetivo é aumentar o coeficiente de aproveitamento máximo das Zonas “ZU7” (Central), “ZU8” (Corredor Comercial/Serviços 1) e “ZU9” (Corredor Comercial/Serviços 2), uma vez que, em razão do desenvolvimento de Tatuí, existe vasta procura para implantação de empreendimentos nos locais citados. O vereador Vicente Menezes foi à tribuna e teceu sérias críticas à aplicação desta lei, que em sua opinião, apresenta irregularidades e estaria sendo utilizada em benefício de pessoas ligadas à administração municipal.
O terceiro projeto do Poder Executivo dispõe sobre os licenciamentos, renovações e serviços diversos da Vigilância Sanitária. A justificativa explica que a propositura é necessária para regulamentar licenciamentos e renovar as licenças de estabelecimentos por parte da Vigilância, em consonância com o estabelecido no Sistema Interado de Licenciamento (SIL). O quarto projeto do Executivo altera o artigo 2º da Lei Municipal nº 3.208/99, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A mudança tem como objetivo atualizar os segmentos representados no conselho.
Por fim, foram aprovados dois projetos do Legislativo, que concedem títulos de “Cidadania Tatuiana”. O primeiro, apresentado pelo vereador Vicente Menezes, outorga esta honraria para Fernando Sebastião, atual presidente do Esporte Clube São Martinho. E o segundo projeto, assinado pelo parlamentar Oséias Rosa, concede o título ao reverendo Samuel Ferreira, presidente da Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo, ocupante de diversos cargos de projeção nesta igreja e que realiza trabalhos evangelísticos e sociais em Tatuí, através da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira.
Principais notícias desta edição
TURISTA DE TATUÍ FOI MORTA POR ENGANO NA BAHIA
TATUÍ ENFRENTA CIDADE DA GUATEMALA NO DIA DO DESAFIO
BISPO DEVERÁ INAUGURAR NOVA CAPELA DO ASILO
SPVIAS LIBERA TRECHO DUPLICADO DA RAPOSO
O DIREITO À INFORMAÇÃO, CRÔNICA DE JOSÉ RIGOLÃO
COLUNA DESABAFO (LEITOR STÊNIO JOSÉ BOSSO)
NO TEMPO DAS ENCICLOPÉDIAS, CRÔNICA DE NINA LEONI
DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTÔNIO JOSÉ MARTINS
ARTISTA DE TATUÍ PREMIADA EM RIO CLARO
GENTE (NOTAS SOCIAIS E FOTOS)
NOVELAS
PALAVRAS CRUZADAS
PREFEITURA LANÇA CONCURSO PAULO SETÚBAL
PROFESSOR RESGATA OBRAS DE NACIF FARAH
CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO
CONVÊNIO BENEFICIA CESÁRIO LANGE
CLASSIFICADOS (IMÓVEIS, VEÍCULOS E OUTROS)
INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR DAS FATECS
GRUPO DE TATUÍ SE APRESENTA EM FESTIVAL NO PARANÁ
CAMPANHA DO AGASALHO TERÁ MUTIRÃO NESTE SÁBADO
COLUNA DE ESPORTES
TATUÍ E SUA HISTÓRIA (RIDENDO – 24-8-1924)
NOTAS E NOTÍCIAS
MORADORES DO BELA VISTA PEDEM ASFALTO NAS RUAS
CONSELHO DISCUTE CRIAÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE NO THOMAZ GUEDES
BAZAR DO DIA DAS MÃES É SUCESSO DE PÚBLICO
SESI ANUNCIA PROJETO SUPERFÉRIAS
FALECIMENTOS
COLUNA POLICIAL
EMPRESA NOMA DEVE INICIAR CONSTRUÇÃO EM TATUÍ
SHACMAN SE INSTALA EM CARUARU E MANTÉM LABORATÓRIO EM TATUÍ
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
MATÉRIAS OFICIAIS (Leis e decretos da Prefeitura de Tatuí, Ato da Câmara Municipal de Tatuí, Relatório de Gestão Fiscal da Câmara de Capela do Alto, editais do Fórum da Comarca e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).
Tags: antidrogas, bahia, Câmara, conselho, Jornal Integração, Shacman, Tatuí, turista morta
Deixe um comentário