Vigilância Sanitária revela casos de dengue próximo ao antigo fórum

Três casos da doença foram relatados na região do antigo Fórum, onde hoje funciona o Conservatório.
Três casos da doença foram relatados na região do antigo Fórum, onde hoje funciona o Conservatório.

Na segunda-feira (16), agentes da equipe de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde vistoriaram residências e terrenos nas Ruas São Bento e Adauto Pereira, nas proximidades do Conservatório (antigo Fórum) e Velório Municipal, locais com grande circulação de pessoas. As agentes disseram que a Vigilância Sanitária intensificou os trabalhos de combate ao mosquito transmissor nesta região da cidade e informaram que existem três casos concretos de pessoas contaminadas pela dengue na área.

Os casos da doença avançam em Tatuí e região. No município, já foram contabilizados até esta semana um total de 53 casos da doença, sendo que 30 foram contraídos em outras localidades e 23 contraídos na própria cidade. Boituva já confirmou 265 casos da doença e Itapetininga 60. Em Cerquilho, a dengue já registrou 35 casos.

O avanço da dengue é preocupante em todo o Estado de São Paulo. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde, um terço das 645 cidades paulistas registrou, nos primeiros dois meses de 2015, mais casos de dengue do que em todo o ano passado. Entre os municípios nessa condição, encontram-se Campinas e Sorocaba, que têm suas regiões mais afetadas pela doença.

O levantamento da secretaria mostra também que 118 cidades do estado já enfrentam uma epidemia, com taxa de incidência superior a 300 casos a cada 100 mil habitantes. Em algumas localidades, o índice de crescimento e a taxa de incidência da doença, em relação ao ano passado, superam 1000%.

Sintomas da doença

O mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da dengue, caracteriza-se pelas manchas brancas no corpo, deposita seus ovos em água limpa e parada e costuma picar as pessoas durante o dia. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e no corpo, indisposição e surgimento de manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deverá procurar os serviços de saúde imediatamente, a fim de receber atendimento médico adequado. Se não tratada, a dengue pode levar o paciente à morte.

Prevenção

As principais recomendações e cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue são: eliminar água acumulada em ralos, calhas, pratos, vasos de plantas, pneus e garrafas, trocar a água dos animais de estimação diariamente, manter as caixa d’água, tonéis e reservatórios bem fechados, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, tratar a água das piscinas com cloro e retirar a água de piscinas desativadas. Recomenda-se ainda uso de repelente para afastar o mosquito. A população pode ajudar muito na prevenção, realizando, pelo menos uma vez por semana, uma vistoria em seu imóvel, para extinguir possíveis criadouros.

Deixe um comentário